Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates 4o75a

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business. qe3y

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca 3v83d

    24 de maio de 2025

    24 de maio de 2025

    Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e iração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque.  5j1y66

    24 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca
    • Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ
    • Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e iração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 
    • Caro amigo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro está fazendo um tour por diversas cidades, como Dubai, Jerusalém e outras. Recarregando as baterias para, logo, retomar suas atividades do dia a dia.
    • Querido casal, por quem tenho um carinho enorme e muita gratidão. Luiz Carlos Verzola e Vânia, hoje recebem nosso carinhoso destaque.
    • Empresário de destaque, Marco Antônio Soares Ferreira é o diretor do Markinho Automóveis, onde muito se destaca com sua revenda de sucesso.
    • Casal Marcio Maniglia Machado, que é o fundador e da comunidade F&F (Franca & Francanos) e Eliane estarão realizando a 4.ª edição da super festa F&F Flashback, no próximo dia 07 no espaço Flamboyant. Informações pelo fone 98859-8172.
    • Casal por quem tenho um grande carinho, amizade e gratidão. Noedí Freitas e Samuel hoje recebem nosso destaque sempre muito especial.
    • Odontóloga de sucesso, Dra. Maria Rita Perente é uma profissional que muito se destaca na área da saúde bucal, e atende seus pacientes com extrema dedicação e cuidado.
    • Ele comanda em nossa cidade a Mudare Negócios Imobiliários, de tanto sucesso e tradição. Evandro Saturi é sempre merecedor do nosso destaque.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Economista mostra como ensinar educação financeira aos filhos e investir
    Notícias Corporativas

    Economista mostra como ensinar educação financeira aos filhos e investir 4b314t

    DINOBy DINO28 de junho de 2024
    Economista mostra como ensinar educação financeira aos filhos e investir
    Economista mostra como ensinar educação financeira aos filhos e investir

    O brasileiro é habituado a contrair dívidas e pouco disposto a investir: 78,3% das famílias estavam endividadas em maio deste ano, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC); e 61% das pessoas não conseguem guardar dinheiro para investimento ou poupança, conforme a pesquisa “Pulso 2023” da Ipsos. Essas escolhas relacionadas a dinheiro podem ser influenciadas pelas disparidades sociais, inflação e desemprego. Mas, para além de fatores socioeconômicos, existe o viés subjetivo do comportamento humano, que torna comuns hábitos como gastar por impulsos, esquecer de prazos de pagamento ou não ter economias.

    No que compete a ajustes comportamentais, o que pais, mães e tutores podem fazer para que seus filhos tenham uma relação mais saudável com o dinheiro? A economista e assessora de investimentos Daliane Poças sugere três pontos principais para melhorar essa situação. Primeiro, falar sobre o dinheiro desde cedo com as crianças, usando atividades lúdicas e jogos para introduzir conceitos financeiros básicos. Segundo, ensinar e praticar o consumo responsável, mostrando como distinguir entre necessidades e desejos. Terceiro, incentivar a fazer o dinheiro render, por meio de investimento adequado ao perfil de risco.

    “Ao educar financeiramente nossas crianças e adolescentes, contribuímos não apenas para um futuro financeiro mais saudável para elas, mas também para uma sociedade menos endividada”, defende Daliane Poças.

    Famílias falam mais sobre dinheiro, mas investem pouco

    O ponto positivo para a sociedade brasileira é que as conversas em família sobre assuntos financeiros estão mais presentes atualmente do que na geração anterior, segundo a pesquisa “Finanças para os Filhos: Dinheiro é Coisa de Adulto?”, divulgada pela Serasa em outubro de 2023.

    A pesquisa revelou que 6 em cada 10 pais e mães nunca tiveram uma conversa sobre o tema finanças com os seus pais enquanto crianças. Por outro lado, a atual geração de pais agora está se esforçando um pouco mais: 8 em cada 10 pais dizem conversar com seus filhos sobre finanças.

    O estudo mostra que as conversas que introduzem o tema do dinheiro nas famílias esclarecem “quais produtos são caros ou baratos”, “o que é possível ou não comprar”, seguido por “mostrar a importância de guardar dinheiro”. Embora estejam mais dispostos a falar sobre “guardar dinheiro”, 72% dos pais não fazem nenhum tipo de investimento ou poupança para os filhos; e 49% ainda não fazem, mas pretendem fazer no futuro.
    Nesse cenário em que o investimento para filhos é desejado, mas ainda fora da realidade, a economista Daliane Poças propõe medidas para as famílias que buscam um futuro com mais saúde financeira.

    “A tradicional prática de guardar dinheiro em um cofrinho pode ser um ponto de partida lúdico para abordar a importância da reserva financeira, mas é preciso ir além”, alerta Daliane Poças. Para a economista, ensinar sobre proteger o dinheiro da inflação permite que as crianças e os adolescentes entendam como seu dinheiro pode crescer ao longo do tempo.

    Para quem quer ir além, é possível introduzir meninas e meninos ao mundo dos investimentos. Segundo a economista, é possível abrir conta de investimentos para as crianças, em conjunto com um dos pais ou com a presença de um tutor. Daliane reforça que esses investimentos devem respeitar os limites do perfil de risco (suitability) e os objetivos financeiros das famílias.

    Brincadeiras e mesadas como ferramentas de educação financeira

    Investir é um o mais avançado na educação financeira. Para chegar lá, é preciso antes construir a autorresponsabilidade financeira. As ações para isso podem iniciar já na infância e evoluir conforme a idade.

    Por meio de jogos e brincadeiras, é possível ensinar aos pequenos conceitos básicos como o valor do dinheiro, a diferença entre necessidades e desejos de consumo, e o planejamento financeiro. Atividades como montar uma loja fictícia podem ilustrar a troca e o valor dos produtos. Jogos como o Banco Imobiliário podem servir de introdução à negociação e ao gerenciamento de dinheiro. Criar um caderno de despesas serve para monitorar gastos e planejar economias.

    Aos poucos, podem ser introduzidas atividades que possibilitem a familiarização com ferramentas financeiras, como contas bancárias e cartões de crédito. “Muitas crianças veem seus pais usando cartões de crédito sem entender que a fatura precisa ser paga posteriormente. Explicar o funcionamento desse e outros instrumentos contribui para uma visão realista das finanças”, pontua Daliane Poças.

    Para as famílias adeptas da mesada, a prática pode começar com valores pequenos, ajustados à idade e às necessidades dos filhos. Com essa quantia, eles aprendem a tomar decisões sobre como gastar, poupar ou investir seu dinheiro. “A experiência prática de lidar com um orçamento limitado ajuda a desenvolver responsabilidade e autonomia, habilidades essenciais para a vida adulta. Isso não apenas ensina sobre dinheiro, mas também fortalece os laços familiares”, opina Daliane Poças.

    Além de ensinar a istrar o dinheiro, a mesada permite que as crianças compreendam a diferença entre necessidades e desejos. Ao planejar seus gastos, elas começam a perceber que nem tudo pode ser adquirido imediatamente e que é preciso fazer escolhas conscientes.

    Por exemplo, os pais podem ajudar seus filhos a refletir: eu realmente preciso realizar esta compra; ou posso guardar e investir para fazer uma compra maior? Esse aprendizado contribui para evitar o comportamento consumista e impulsivo, que leva muitos adultos ao endividamento. “Em todo esse processo, os pais também podem – e devem – servir de exemplo, mostrando aos filhos como gerenciam seu orçamento, suas necessidades e desejos”, conclui Daliane Poças.

    CASA E FAMÍLIA COMUNICAÇÃO Economia Educação SOCIEDADE

    Related Posts 2f1910

    24 de maio de 2025

    Entretenimento sem Fronteiras: AI-Media e Lightning International Unem Forças para Tornar os Canais FAST íveis a Todos 1k2i5w

    23 de maio de 2025

    ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação 52356

    23 de maio de 2025
    -Clique e ouça 6r383c
    Posts Recentes 1etx
    • Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca
    • Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ
    • Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e iração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 
    • Caro amigo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro está fazendo um tour por diversas cidades, como Dubai, Jerusalém e outras. Recarregando as baterias para, logo, retomar suas atividades do dia a dia.
    • Querido casal, por quem tenho um carinho enorme e muita gratidão. Luiz Carlos Verzola e Vânia, hoje recebem nosso carinhoso destaque.
    Sobre nós 214f67

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: [email protected]

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face 5p26z
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também 2v5l26
    Local

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca 3v83d

    By Reporter no Fato

    – Com objetivo de dobrar o atendimento a pessoas com autismo, evento da APAE Franca…

    Megaempreendimento de R$ 1,2 bilhão será lançado em Cássia/MG 3x5158

    22 de maio de 2025

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial 5vs17

    20 de maio de 2025

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão 116742

    19 de maio de 2025
    Arquivos 2o4m3l
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.